Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Jornadas das Comunicações Sociais, em Fátima

“Gabinetes de Imprensa: luxo ou necessidade?” foi o tema das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, que decorreram, em Fátima. Este ano, o director da sala de imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi, inaugurou estas Jornadas, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, e destinadas a todos os profissionais de comunicação, quer ligados a meios de inspiração cristã, quer a outros que abordem notícias e questões relacionadas com a Igreja.

O porta-voz do Vaticano discorreu sobre o lugar dos Gabinetes de imprensa nas estruturas da Igreja, a partir da sua experiência ao serviço de Bento XVI.

Devemos aproximar a instituição, ou a pessoa, que representamos do mundo da comunicação social, ajudá-las a exprimir-se de modo adequado, a fazer passar as suas mensagens através dos instrumentos apropriadas. E fazer tudo isto sem nunca darmos prioridade ao nosso pensamento pessoal, mas sim ao pensamento de quem servimos, porque é esta a finalidade da nossa tarefa. E devemos fazer isso com alegria, amando a comunidade da Igreja e considerando que é uma honra servi-la, e que geralmente é mais útil transmitir aos outros o que lhes diz o Papa ou o Bispo do que aquilo que qualquer um de nós pode inventar pessoalmente.”

Ver o texto completo da conferência do P. Federico Lombardi 

Deixe uma resposta