Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais – 2010

AEA_1731

República – Comunicação – Igreja”, foi este o tema escolhido para as Jornadas da Comunicação Social da Igreja, deste ano, realizadas no Santuário de Fátima.

O encontro, presidido por D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicação Social, reuniu mais de uma centena de participantes, que se congregaram para aprofundar e debater as causas e consequências da Implantação da República, sua relação com a Igreja e Comunicação em geral.

As jornadas contaram com a presença de vários especialistas nas áreas da história e da comunicação, sacerdotes e leigos, formando assim um ciclo de conferências bastante atractivo.

Logo no primeiro dia, teve lugar a apresentação, por D. Manuel Clemente, do “Dicionário das Ordens, Institutos Religiosos e outras Formas de Vida Consagrada”, coordenada por José Eduardo Franco, seguida de uma intervenção do Dr. Pedro Gil subordinada ao tema “Gabinetes de Imprensa, um ano depois”.

O último dia das Jornadas teve início com a celebração da eucaristia, que precedeu a última conferência do director da Agência Ecclesia, Dr. Paulo Rocha, e do director-adjunto do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica,Doutor António Ferreira, que apresentaram uma edição especial do semanário da referida agência sobre o Centenário da República, elaborada por ambas as instituições.

A reunião de encerramento foi proferida por D. Manuel Clemente, que agradeceu e incentivou todos os presentes, salientando que o porvir da comunicação na igreja passa, entre outras, pelas pessoas que ali estiveram presentes: “tenho uma perspectiva feliz que é garantida por essas pessoas. […] Foi um bom encontro, foi um reencontro  e por isso estamos todos de parabéns”.

Deixe uma resposta