Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Novo Cardeal Português: D. Manuel Monteiro de Castro

D. Manuel Monteiro de Castro

Bento XVI elevou a cardeal, no último sábado, o português D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, num Consistório público em que foram designados cardeais outros 21 bispos e padres católicos.

O terceiro cardeal português do século XXI (47.º da história) e primeiro a ser designado no atual pontificado recebeu também, simbolicamente, a diaconia de uma igreja de Roma: São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador dos dominicanos.
O Papa falou numa “delicada tarefa” em que os cardeais são “chamados a analisar e avaliar os casos, os problemas e os critérios pastorais que dizem respeito à missão da Igreja inteira”, em “contradição com o estilo mundano do poder e da glória”.
“Que a vossa missão na Igreja e no mundo se situe sempre e só ‘em Cristo’ e corresponda à sua lógica e não à do mundo”, pediu, frisando que “não é fácil entrar na lógica do Evangelho, deixando a do poder e da glória”.
Após a alocução, Bento XVI leu a fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais (D. Manuel Monteiro de Castro foi o segundo), para os unir com “um vínculo mais estreito à Sé de Pedro”.
Depois teve lugar a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores, “agora e para sempre”.
Presentes na celebração estiveram os outros dois cardeais portugueses, D. José Saraiva Martins e D. José Policarpo; o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e uma delegação do Governo de Portugal, liderada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

D. Manuel Monteiro de Castro

O novo Cardeal português, D. Manuel Monteiro de Castro, recebe os cumprimentos dos Arautos do Evangelho.

21 Arautos portugueses deslocaram-se a Roma, acrescendo o número de conterrâneos e admiradores de D. Manuel Monteiro de Castro, que estiveram presentes na Cidade Eterna, por ocasião do último Consistório, que teve lugar na Basílica de São Pedro dia 18 de Fevereiro.

D. Finoli

Arautos portugueses, espanhóis, brasileiros e de diversos outros países cumprimentam o novo Cardeal D. Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

D. João de Aviz

O novo Cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz Prefeito da Congregação para os Institutos de vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, recebe os cumprimentos de Arautos de diversos países.

Deixe uma resposta