Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto

O Papa Francisco nomeou hoje D. Manuel Linda, de 61 anos, como novo bispo do Porto, anunciou a Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O prelado, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança, sucede no cargo a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017, aos 69 anos, na Casa Episcopal da Diocese do Porto, vítima de um problema cardíaco.

D. António Bessa Taipa, bispo auxiliar desde 1999, assumiu desde o falecimento do anterior bispo do Porto, as funções de administrador diocesano.

A Diocese do Porto tem ainda com bispos auxiliares D. Pio Alves de Sousa e D. António Augusto Azevedo.

O lema episcopal de D. Manuel Linda é ‘Sede alegres na esperança’.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, o novo bispo do Porto preside à Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e é vogal da comissão para a Pastoral Social e Mobilidade Humana.

D. Manuel Linda tinha sido nomeado pelo Papa Francisco como ordinário castrense em Portugal a 10 de outubro de 2013, sucedendo então a D. Januário Torgal Ferreira, que resignou por limite de idade.

Antes, fora nomeado auxiliar da Arquidiocese de Braga, a 27 de junho de 2009, pelo Papa Bento XVI; a ordenação episcopal aconteceu na Catedral de Vila Real, a 20 de setembro do mesmo ano, numa cerimónia presidida por D. Joaquim Gonçalves, então bispo da diocese transmontana.

Manuel da Silva Rodrigues Linda nasceu a 15 de abril de 1956 na Freguesia de Paus (Concelho de Resende, Diocese de Lamego e Distrito de Viseu); frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego), e o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto) tendo sido ordenado padre a 10 de junho de 1981, na Diocese de Vila Real.

Na diocese transmontana foi pároco, assistente diocesano da Ação Católica, promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico e responsável pela Pastoral Juvenil; foi também capelão militar.

Ao longo de 19 anos, assumiu a missão de reitor do Seminário de Vila Real e de vigário episcopal para a Cultura, tendo sido coordenador diocesano da pastoral e membro dos Conselhos Presbiteral, Pastoral e de Consultores.

O novo bispo do Porto é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1987), e em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da mesma Universidade (1988); obteve a licenciatura canónica (estudos de segundo grau, equivalente ao Mestrado) em Teologia, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1991), e o doutoramento em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid (1998), com a tese ‘Andragogia política em D. António Ferreira Gomes’, bispo do Porto.

D. Manuel Linda foi docente na Universidade Católica Portuguesa e colaborou com o Instituto Superior Miguel Torga/Escola Superior de Altos Estudos (Coimbra), a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; é membro fundador do Centro de Estudos do Pensamento Português (UCP – Porto).

O novo bispo interveio recentemente nas Jornadas de Teologia da Universidade Católica, no Porto (29 de janeiro a 1 de fevereiro), sublinhando as “dificuldades de subsistência” de alguns “organismos sociocaritativos da Igreja” e chamando a atenção para novas formas de carência que “reclamam formas de intervenção inovadoras”.

Texto: Ecclesia
Foto: Arautos do Evangelho

One Response to D. Manuel Linda é o novo bispo do Porto

Deixe uma resposta