Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Lisboa: Corpus Christi traz milhares de fiéis às ruas da baixa

AEA_4463.4

A Igreja Católica celebrou ontem, dia 26 de Maio, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa popularmente conhecida como “Corpo de Deus”, que, este ano, voltou à sua data tradicional, o 60º dia após a Páscoa, ou mais correctamente a quinta-feira que se segue ao Domingo da Santíssima Trindade.
Em Lisboa, as celebrações foram presididas pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, e tiveram início às 11h30m com a Santa Missa, na Sé Patriarcal, seguida de uma solene adoração Eucarística.


Cerca das 17h o SS. Sacramento saiu em procissão pelas ruas da Baixa-Pombalina, precedido por um impressionante cortejo de clérigos e religiosos, autoridades civis e militares e uma impressionante multidão de fiéis que, todos juntos em torno de Cristo Sacramentado, continuam a fazer desta procissão o mais emblemático evento religioso da capital.
Esta solenidade realiza-se desde o séc. XIII, quando o papa Urbano IV estendeu a festa a toda a Igreja. Ao longo do século XIV, foi-se convertendo rapidamente numa das festas mais apreciadas pelo povo cristão, que incluía a procissão com o Santíssimo pelas ruas das cidades.
Esta é uma ocasião singular para os católicos do mundo inteiro testemunharem publicamente a sua Fé no mistério Eucarístico.

Deixe uma resposta