Te Deum – 5º aniversário do Pontificado de Bento XVI
Na alocução proferida no Solene Te Deum com que tradicionalmente a Diocese assinala o aniversário das eleições dos Papas, D. Manuel Clemente deu graças a Deus pelo ministério de Pedro e referiu-se especificamente ao quinto aniversário da eleição de Bento XVI.
“Damos graças também pelo pontífice que actualmente lhe dá nome e figura”, acrescentou, referindo que o “Papa Ratzinger trouxe ao pontificado, na sucessão da grande figura de João Paulo II, o contributo muito oportuno da sua personalidade fortíssima, nos aspectos doutrinais e práticos”.
“É marca distintiva do verdadeiro intelectual a capacidade de manter a serenidade do pensamento e a tranquilidade da escrita, por mais perturbado que esteja o tempo e por mais melindroso que seja o assunto. Também neste ponto é notável a figura de Bento XVI: não ilude a questão, não precipita o argumento, não antecipa a conclusão e não bloqueia a leitura”, destacou.
Do Papa, D. Manuel Clemente recordou a “personalidade forte, também nas aplicações práticas. O exercício racional nunca separou Bento XVI da realidade eclesial e mundial, no que esta traga de mais concreto e interpelante, rumo à idoneidade evangélica”.
“Lucidez e coerência, também não têm faltado a Bento XVI na abordagem doutras temáticas sensíveis, desde o campo ecuménico e inter-religioso a tudo o que respeite à vida humana, da concepção à morte natural”, indicou.
O Bispo do Porto lamentou que “a agenda e a pressa mediáticas não captem nem transmitam, em geral, a linha de pensamento e argumentação do Pontífice, ficando-se frequentemente por alguma alusão que, tirada do contexto, ocasione ou alimente a polémica”. “Não são raros os que, lendo depois o que Bento XVI integralmente disse, vêm reconhecer-lhe oportunidade e razão”, sustentou.
.
2 Responses to Te Deum – 5º aniversário do Pontificado de Bento XVI