Imagem Peregrina na arquidiocese de Braga
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve 40 dias na vigararia de Póvoa do Lanhoso, a percorrer todas as povoações que têm Igreja ou capela situada nas paróquias de Serzedelo e de Calvos.
Sempre que a imagem mudava de povoação, fazia-se uma procissão de velas, durante a qual os fiéis recitavam o terço e entoavam cânticos em louvor da Virgem Santa Maria. É de salientar, que nesta altura houve um aumento de frequência aos sacramentos e maior adesão às actividades paroquiais. É a filial resposta ao maternal pedido de Nossa Senhora “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
As pombas brancas
Ao iniciar-se a procissão em torno da igreja, quando a imagem peregrina estava a transpor os umbrais da porta principal soltaram três pombas brancas que após darem algumas revoadas pelo adro foram ter aos pés da imagem peregrina e só de lá saíram porque foram impelidas. Este facto prodigioso, que se assemelha ao de Bombarral em 1946, muito impressionou todos os presentes.
A pedido do pároco de ambas as freguesias, P. António Pereira Lopes, os Arautos do Evangelho, animaram a eucaristia de despedida em Calvos, repleta de fiéis, na qual também participaram os bombeiros, o presidente da Junta e outras autoridades civis locais.
Comentários