Encontro do Apostolado do Oratório, em Tabuado
.
Realizou-se em Tabuado, concelho de Marco de Canavezes, «Um dia com Jesus e Maria», promovido pelos coordenadores dos 14 Oratórios e orientado P. Joaquim Pereira da Cunha pastor espiritual desta paróquia há 70 anos. Este evento contou a presença do P. Roberto Polimeni, sacerdote dos Arautos do Evangelho.
.
A manhã começou com uma procissão da imagem do Imaculado Coração de Maria, portada pelos coordenadores num bonito andor, desde uma pequena Capela de Nossa Senhora de Fátima até à Igreja Paroquial. O cortejo parou por momentos diante do cemitério para homenagear a dedicada coordenadora que faleceu recentemente, aos 42 anos de idade, vítima de uma doença prolongada. O P. Roberto, que presidia a procissão, fez uma breve oração e publicamente agradeceu a dedicação da falecida Maria da Gloria na expansão do Apostolado do Oratório do Imaculado Coração de Maria.
Já na Igreja, o P. Cunha coroou a imagem do Imaculado Coração de Maria diante de um fervoroso grupo de fiéis que lotava por completo a bela Igreja Românica.
Durante a eucaristia, animada pelo coro paroquial, o P. Roberto abordou com profundidade a mensagem de Fátima. Primeiro estimulou nos fiéis muita confiança ao recordar que Nossa Senhora garantiu que Portugal conservará a fé. Depois, incutiu determinação para enfrentar as dificuldades, pois lembrou que “a nossa passagem pela terra deve ser rumo à santidade, afinal fomos criados para Deus“, afirmou.
.
Após a missa, houve lugar para um almoço de convívio, durante o qual o P. Cunha foi homenageado pelos seus 97 anos de idade e 70 de dedicação aos paroquianos de Tabuado. Da parte dos Arautos do Evangelho, ele recebeu uma pequena imagem do Sagrado Coração de Jesus incrustada num quadro em ágata.
Já da parte da tarde, houve adoração ao Santíssimo na igreja paroquial, com bênção Solene. Em seguida, organizou-se outra procissão com a imagem do Imaculado Coração de Maria pelas principais ruas de Tabuado durante a qual os fiéis rezaram os mistérios gloriosos, intercalados por cânticos marianos.
Nas palavras de despedida, na Igreja paroquial, o Padre Roberto realçou a importância da prática da devoção dos «5 primeiros sábados» e incentivou que os coordenadores a promovessem na paróquia.
.
Ao cântico do “adeus”, à medida que os participantes se aproximavam da Imagem do Imaculado Coração de Maria para se despedirem, recebiam como lembrança uma medalha de Nossa Senhora e uma das rosas brancas que vinha no andor.
10 Responses to Encontro do Apostolado do Oratório, em Tabuado