Missa e procissão marcam início do mês de Outubro em Valongo
Em Valongo, uma igreja repleta e jubilosa recebeu, nesta sexta-feira, a visita da Imagem peregrina do Imaculado Coração de Maria.
A cerimónia teve início com uma procissão, durante a qual se recitou o terço acompanhado por cânticos marianos e intercalada por curtas meditações, até chegar à Igreja matriz onde, passados breves instantes, começou a santa missa em memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, celebrada pelo Pe. José Alfredo Ferreira da Costa, pároco de Valongo, e concelebrada pelo Pe. Luiz Henrique, superior dos Arautos do Evangelho em Portugal.
Em sua homilília, o Pe. José Alfredo relembrou o desafio lançado pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, para o ano de 2010, salientando que nos dias de hoje é preciso viver constantemente em missão: “Temos de levar o evangelho com novidade àquelas realidades que o tempo às vezes faz desgastar. O grande desafio de hoje é não nos deixarmos cansar, não nos deixarmos abater e, sobretudo, não nos deixarmos ficar sem esperança perante as lutas que surgem no meio da humanidade”.
.
Ao término da celebração, foi renovada a consagração das famílias, seguida de um entusiástico “Adeus a Maria”, com cânticos vibrantes e centenas de lenços brancos que acenavam à passagem da Virgem.
.
Nesta paróquia, os oratórios do Imaculado Coração de Maria já ultrapassam uma centena, numero que, segundo os participantes e coordenadores desta iniciativa promovida pelos Arautos do Evangelho, ainda tende a aumentar: “ O oratório é um óptimo meio para trazer as pessoas para Jesus e para a sua Igreja, por isso mesmo não se pode parar!”.
8 Responses to Missa e procissão marcam início do mês de Outubro em Valongo