Apostolado do Oratório em S. Paio de Oleiros
Em S. Paio de Oleiros, na última sexta feira, centenas de paroquianos saíram à rua para acompanhar a Imagem Peregrina do
Imaculado Coração de Maria, numa procissão promovida pelos coordenadores do Apostolado do Oratório da região.
Entre cânticos e orações, a imagem foi percorrendo as ruas da freguesia até chegar á Igreja Matriz onde teve lugar a Santa Missa, presidida pelo pe. Jorge Filipe Teixeira Lopes, EP, e concelebrada pelo pe. Joaquim Coelho, missionário espiritano, que todos os anos têm vindo a acompanhar esta iniciativa.
Ao final da cerimónia foi entoado o “Adeus a Maria”, acompanhado com grande emoção, e logo a seguir cada fiel pôde passar junto á imagem peregrina para fazer a sua última prece e levar consigo uma flor de recordação.
São mais de uma dezena os oratórios que circulam pelas famílias de S. Paio de Oleiros incentivando à oração e a uma maior participação eclesial.“É bom levarmos Maria de casa em casa, vejo que é uma ocasião especial em que as pessoas se reúnem para rezar, ler o evangelho, enfim: fazer aquilo que muitas vezes nos esqueçemos. Mas a maior alegria é quando entramos na igreja e nos deparamos com caras novas que passaram a ter uma prática religiosa maior desde que fazem parte deste movimento”. Assim comentava uma coordenadora do Apostolado do Oratório durante os breves momentos de intervalo entre a procissão e a Eucaristia.
Comentários