Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Lançamento de Oratórios em Paços de Ferreira

DSC00921No passado domingo, foram lançados na paróquia de Paços de Ferreira 10 oratórios do Imaculado Coração de Maria, prefazendo um total de trezentos lares que acolherão o busto peregrino de Nossa Senhora.
A entrega dos oratórios foi realizada durante uma solene Eucaristia presidida pelo Revmo. Pe. António Martins, pároco da Igreja Matriz de Paços de Ferreira. Estiveram também presentes na cerimónia várias coordenadoras de oratórios da paróquia vizinha: Meixomil.
Antes da bênção final, os coordenadoros e zeladores dos oratórios foram investidos nesta nova missão apostólica junto às famílias, e fizeram o seu compromisso de serem “sal da terra e luz do mundo”.

DSC00890DSC00907

By

D. José Manuel Garcia Cordeiro novo bispo de Bragança-Miranda

corrigidas_-3

D. José Manuel Garcia Cordeiro foi ontem ordenado Bispo em Bragança, numa concorrida cerimónia, realizada na Sé Catedral, na qual marcaram presença 35 bispos, entre os quais o núncio apostólico, D. Rino Passigato; o secretário da Congregação dos Bispos (Santa Sé); D. Manuel Monteiro Castro; o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, cerca de 150 sacerdotes e inúmeras autoridades civis e militares que, somadas aos milhares de fiéis provenientes de diversas paróquias do nordeste português, tornaram a Sé pequena para acolher tanta gente.

D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, presidiu à celebração na qualidade de ordenante principal enquanto os dois bispos resignatários da diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira e D. António José Rafael foram os coordenantes.

Em sua homilia, o purpurado, presidente da conferência episcopal, explorou a imagem da “vinha do Senhor”, aplicando-a a esta nova missão que D. José recebe da Igreja na pessoa de Bento XVI. “Meu caro D. José Cordeiro, a tua vida ganha hoje um sentido novo e definitivo. O Senhor diz-te hoje: vai, toma conta da minha vinha. Ama os teus presbíteros de modo a fazeres com eles a comunhão que vos levará, em uníssono, a ter a mesma solicitude pela Igreja.

Vive sempre unido, em comunhão, aos teus irmãos Bispos, de cuja unidade o Santo Padre, Sucessor de Pedro, é um sinal forte e eficaz. Nestas belas paragens, de Bragança-Miranda, a vinha do Senhor tem produzido – e há-de continuar a produzir – belos frutos, com a doçura da santidade, que fazem a alegria do Dono da vinha.”

O novo bispo, já ao final, dirigiu a todos umas breves palavras nas quais se referiu à diocese como uma “realidade desafiante” e disse aos padres que estes são os seus “primeiros e indispensáveis colaboradores”, perspectivando para breve uma assembleia do clero.
“Peço a Deus um coração que escute os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam, para ser um humilde servidor da Beleza, da Verdade, do Amor e da Alegria para vós e convosco”, concluiu.
D. José Cordeiro, com 44 anos, é actualmente o mais novo bispo português e escolheu como lema episcopal a expressão ”Ad Docendum Christi Mysteria”, lembrando que “tudo na Igreja deve tornar visível e reconhecível o rosto de Cristo”.