Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

A Igreja celebra hoje, em Portugal, a memória de S. Agostinho, o “Doutor da Graça”.

image

Santo Agostinho nasceu em Tagaste, na atual Argélia, no ano 354.

As suas qualidades intelectuais depressa se revelaram, apontando para um futuro brilhante como mestre de retórica. Contudo, apesar da educação cristã recebida de sua mãe, Santa Mónica, acabou por enveredar numa vida dissoluta.

Com a ânsia da verdade ainda viva dentro de si, Agostinho estudou Cícero e a Sagrada Escritura mas acabou por cair na teia do racionalismo e do materialismo Maniqueu.

Anos mais tarde, já em Itália, os seus caminhos cruzavam-se com os de Santo Ambrósio, Bispo de Milão, prelado cujo o conhecimento e exemplo de vida cristã o impulsionaram a rever as suas posições acerca da Igreja Católica, abrindo-se à luz e à riqueza de Cristo.

Agostinho foi baptizado em 387. Regressou a África e fundou a sua primeira comunidade monástica em Tagaste, organizando-a segundo o modelo das comunidades de que nos falam os Atos dos Apóstolos. Em 391 foi ordenado sacerdote pelo bispo Valério, a quem sucedeu no governo da diocese de Hipona, no ano 395. Inteiramente dedicado ao ministério da Palavra e à defesa da Fé, o santo, falecido em 430, deixou às gerações futuras, através de mais de 200 obras, um imenso tesouro teológico-filosófico que é até hoje uma referência em todo o mundo.

By

15 anos do Apostolado do Oratório

O Apostolado do Oratório é uma iniciativa evangelizadora dos Arautos do Evangelho e completa este ano o seu 15º aniversário.

Veja, neste video produzido pela TV Arautos Brasil, como surgiu e como se multiplica este apostolado pelo mundo inteiro.

By

Colômbia: Dedicação da igreja dos Arautos em Tocancipá

Foi em júbilo que, no dia 8 de Agosto, uma multidão de membros e simpatizantes dos Arautos do Evangelho da Colômbia se reuniu no seminário da instituição, em Tocancipá, para assistir à dedicação da igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A cerimónia foi presidida pelo Bispo de Zipaquirá, D. Héctor Cubllos Peña, e contou com a presença de vários sacerdotes, autoridades civis e milhares de fiéis.

A nova igreja foi construída à semelhança da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que se encontra no Seminário Maior dos Arautos em Caeiras, Brasil. Ela destaca-se pela policromia e pormenorizados adornos assentes num inconfundível estilo gótico.

 

By

Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu

11825689_752372271554940_6833993408952656632_n

Celebra-se hoje a solenidade da Assunção de Maria ao Céu, magna festa da Igreja Católica que comemora uma dupla alegria de Nossa Senhora: a sua feliz partida desta vida e a assunção do seu corpo ao céu.

Foi Pio XII quem, em 1950, na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, com a seguinte fórmula: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminando o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Ou seja, ao terminar a Sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, “foi elevada em corpo e alma à glória do céu”, sendo desta forma a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação.

Segundo o Santo Padre, esta glorificação da Virgem Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina, pois Deus “não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida”.

 

By

Dia do Diácono

Hoje, dia 10 de Agosto, é celebrado o Dia do Diácono, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, patrono dos diáconos.

São Lourenço foi um dos primeiros diáconos da Igreja em Roma, assistindo directamente ao Papa da época. Foi martirizado em 258 durante a perseguição de Valeriano.

O diaconato é uma vocação ministerial para o serviço, como o indica o próprio termo diácono, no grego antigo “servo”, expressa em três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia.

By

Braga: Dezenas de fiéis fazem a sua consagração a Jesus pelas mãos de Maria

Dezenas de fiéis de diferentes paróquias da cidade de Braga fizeram recentemente a sua solene consagração a Jesus pelas mãos de Maria, segundo o método de S. Luís Maria Grignion de Montfort.

A cerimónia teve lugar na igreja do Pópulo, durante uma Eucaristia presidida pelo Pe. Manuel Veiga, EP, e concelebrada pelo Reitor, o Mons. António Moreno.

By

Dia do sacerdote

A Igreja Católica celebra hoje a Festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, canonizado pelo papa Pio XI e descrito pelo mesmo como “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Conhecido em todo o mundo como o Santo Cura d’Ars, São João Maria nasceu na França, em 1786. Depois de passar por grandes provações e dificuldades associadas às suas poucas aptidões intelectuais, foi finalmente ordenado sacerdote em 1815. João Maria era tão pouco dotado que o prelado responsável pela sua ordenação não acreditava que o novo sacerdote tivesse capacidade para pregar e confessar, pois considerava-o com capacidade intelectual insuficiente para tal ministério. No entanto, sua suposição não poderia estar mais errada.

O recém-ordenado sacerdote foi enviado para uma pequena povoação chamada Ars, no interior da França, que não contava mais do que 250 habitantes. E foi lá que ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja, destacando-se pela sua entrega total aos deveres e obrigações do ministério sacerdotal e pelos seus conselhos e pregações divinamente inspirados.

São João Maria Vianney pode ser retratado como o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu o que o mundo considera vil e desprezível; escolheu os que nada são para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa” (1Cor 1,28).