Setúbal: Arrentela comemora Nossa Senhora da Soledade
Estão a decorrer desde o passado dia 31 no Seixal as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora da Soledade de Arrentela.
As comemorações enquadram várias actividades religiosas e culturais, e têm o seu momento alto no grandioso cortejo realizado no Dia de todos os santos. Foi nesse dia do ano de 1755, logo após o grande terramoto que destruiu Lisboa, que o povo devoto levou para fora da igreja a imagem de Nossa Senhora da Soledade, em sinal de clemência, e viu as águas pararem diante da imagem da Virgem Maria. Desde então, há já 264 anos, comemora-se o dia em que a Senhora da Soledade defendeu das águas a povoação da Arrentela.
As cerimónias foram presididas este ano pelo Pe. Pedro Mariano, do Movimento Aliança de Misericórdia, acompanhado pelo pároco, Pe. Luiz Carlos Barbosa Júnior, da mesma congregação. Durante a procissão eles foram acompanhados ainda pelo anterior pároco, Pe. Júlio Ferreira Vale e pelo padre Arauto, Pe. Jorge F. Teixeira Lopes, EP. Os Arautos dos Evangelho fizeram também a guarda de honra da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
A procissão trouxe mais uma vez às principais ruas da localidade uma impressionante manifestação de fé, expressa na fervorosa participação das confrarias, bandas, instituições, autoridades civis e militares, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, e uma multidão de fiéis que nem o clima pouco favorável conseguiu demover de marcar presença naquela que é uma das maiores celebrações religiosas da região.
Comentários