Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Faleceu D. António José Rafael, bispo emérito de Bragança-Miranda

Faleceu aos 92 anos de idade D. António José Rafael, bispo emérito da Diocese de Bragança-Miranda, que muito contribuiu para os “novos movimentos” da diocese, dentre os quais os Arautos do Evangelho.

Natural de Lamego, onde nasceu em 1925, D. António José Rafael foi auxiliar de Bragança-Miranda, entre 1977 e 1979, e depois bispo residencial da diocese até 2001.

Durante a Missa exequial, o atual bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, lembrou D. Rafael como “homem zeloso e pastor dedicado” e como alguém que “encarnou verdadeiramente a diocese, a cultura e as suas gentes”.

O prelado foi sepultado no átrio dos bispos na catedral brigantina.

Com profundo sentimento de gratidão, os Arautos do Evangelho apresentam sinceras condolências pela sua partida e pedem ao Divino Pastor que o receba na sua infinita misericórdia, por toda a dedicação em prol da Santa Igreja e da salvação das almas.

By

Beja: Paróquia de Alvito acolhe novos oratórios do Imaculado Coração de Maria

Assista neste vídeo ao resumo da cerimónia de bênção e entrega de três novos oratórios do Imaculado Coração de Maria.

By

Viseu: Entrada Solene de D. António Luciano

No passado domingo, a Sé de Viseu acolheu a Eucaristia de apresentação do novo bispo diocesano, D. António Luciano dos Santos Costa.

Depois de ter tomado posse no dia anterior, o novo prelado foi apresentado à diocese no dia em que também se assinalaram os 502 anos da dedicação da emblemática catedral.

Em suas palavras destaca-se a mensagem de um grande dinamismo evangelizador propondo à comunidade “uma Igreja missionária, enviada a cada um de nós e às periferias do nosso mundo”.

Fotos: diocesedeviseu.pt

By

Beja: Paróquia de Alvito acolhe três novos oratórios do Imaculado Coração de Maria

A igreja matriz de Alvito, na Diocese de Beja, congregou na passada sexta-feira dezenas de fiéis por ocasião da bênção e entrega de três novos oratórios do Imaculado Coração de Maria.

Presidida pelo prelado da diocese, D. João dos Santos Marcos, a cerimónia teve início com a solene entronização e coroação da imagem da padroeira da comunidade, Nossa Senhora da Assunção, e foi concelebrada pelo pároco, Pe. Luís Filipe Marques, pelo sacerdote Arauto, Pe. Jorge F. Teixeira Lopes, EP, pelo pároco de Cabeça Gorda, Pe. Dariusz Jan Pestka e pelo Pe. Leonel Neves.

Em suas palavras D. João destacou diferentes aspectos da liturgia salientando que devemos recusar a lógica egoísta, “do homem que vive de si e para si”, mas sim procurar viver segundo a Fé, na confiança “do amor imenso com que Deus Pai nos ama”. O purpurado deixou ainda uma mensagem aos que irão agora fazer parte do Apostolado do Oratório: “Damos graças ao Senhor queridos irmãos e irmãs, porque, por meio destes oratórios, a Virgem Maria entra nas vossas casas. Que ela entre também nos vossos corações e seja escutada e amada por vós; que ela seja recebida como mãe, aquela mãe amorosa que nos aponta sempre para seu filho Cristo Nosso senhor”.

O evento foi animado pelo Coro e Banda dos Arautos do Evangelho e encerrou num ambiente de grande alegria e comunhão perpetuado numa bela foto de conjunto.

By

Arautos encerram concerto com solo de percussão

Atendendo a vários pedidos e sugestões nas redes sociais aqui fica o solo de percussão que encerrou o concerto dos Arautos do Evangelho na Basílica de São Pedro, em Guimarães. O evento fez parte das festividades em honra de São Pedro e São Paulo, promovidas pela Confraria do Príncipe dos Apóstolos, em finais de Junho.

By

Patriarcado: Negrais sai à rua em honra a Nossa Senhora de Fátima

No passado dia 15, a comunidade de Negrais, pertencente à paróquia de Almargem do Bispo (Patriarcado de Lisboa), homenageou com grande solenidade a sua padroeira.

A comemoração foi assinalada com uma Eucaristia na Capela de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo sacerdote Arauto, Pe. Jorge F. Teixeira Lopes, EP, e concelebrada pelo Vigário Paroquial de Rio de Mouro, Pe. Filomeno Marinho Almeida.

Logo após a Eucaristia teve lugar a já tradicional procissão, da qual fizeram parte representantes do poder local, várias confrarias e instituições, e um grande número de fiéis que, ao som de cânticos e orações, acompanharam o cortejo pelas principais ruas da localidade até retornarem à capela, onde o sacerdote Arauto abençoou os presentes com uma preciosa relíquia dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo.

O evento contou com a participação do coro dos Arautos do Evangelho que com grande alegria se associou a esta bela comemoração.

By

Coimbra: Procissão em honra da Rainha Santa Isabel congrega milhares de fiéis

By

Guimarães: Arautos promovem consagração a Nossa Senhora em São Miguel de Vizela

Dezenas de fiéis da paróquia de São Miguel de Vizela, na Arquidiocese de Braga, fizeram recentemente a sua consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria Santíssima, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.
O acto decorreu durante uma Eucaristia presidida pelo sacerdote Arauto, Pe. Samuel Maia, EP, e concelebrada pelo pároco e arcipreste de Guimarães e Vizela, Pe. Constantino Matos de Sá.
Animada pelo coro das famílias dos alunos do Colégio Arautos do Evangelho, a cerimónia teve início com a solene entronização da imagem do Imaculado Coração de Maria, portada em ombros por jovens Arautos.
Promovida e orientada pelos Arautos do Evangelho com base nos ensinamentos deixados por São Luís, grande santo francês do séc. XVIII, reconhecido de maneira especial pela sua obra “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, esta consagração a Nossa Senhora é hoje uma devoção amplamente difundida entre milhões de católicos, que encontram, na entrega total a Jesus pelas mãos de Maria, a base para a sua edificação cristã e das suas famílias.

By

Lisboa: Consagração a Jesus pelas mãos de Maria

Em pleno coração de Lisboa, a Igreja do Sacramento foi o local escolhido para dezenas de fiéis realizarem a sua solene consagração a Jesus pelas mãos de Maria.

By

Dr Plinio comenta: “Papado: aí vai minha fidelidade inteira, aí vai meu ósculo”

Dr. Plinio Corrêa de Oliveira comenta neste vídeo sobre a fidelidade e o amor ao Papado, amor que abarca Nossa Senhora e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Plinio Corrêa de Oliveira foi o inspirador do Mons. João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, e deixou para a posteridade uma escola de pensamento e de ação em prol da Igreja, escola que se afirma antes de tudo por uma adesão total e entusiasmada à doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.