Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

Mini-Oratório

Apostolado do Mini-Oratorio do Imaculado Coração de MariaCom o objectivo de auxiliar os pais e os catequistas na importante formação moral das crianças, surgiu entre os Arautos do Evangelho o Apostolado do Mini-oratório do Imaculado Coração de Maria.

Estes Oratórios incentivam as crianças – sobretudo aquelas que começam a dar os primeiros passos na vida de piedade – a aproximarem-se de Jesus por meio do Imaculado Coração de Maria e a tomarem o gosto pela oração.

Além disso, a experiência mostra que esta iniciativa tem contribuído eficazmente para a perseverança das crianças nas aulas de catequese assim como tem sido um foco de atracção aos sacramentos devido ao bom exemplo dos pequenos colegas.

A essas crianças bem se aplica o elogio do Papa Bento XVI aos pequenos membros da Pontifícia Obra da Infância Missionária: “Desejo dizer-vos que aprecio o vosso empenho na Infância Missionária. Vejo em vós pequenos colaboradores do serviço que o Papa realiza à Igreja e ao mundo: vós me dais apoio com a vossa oração e também com o vosso empenho de difundir o Evangelho”.

Neste ano em que se comemora o primeiro centenário do nascimento do Beato Francisco Marto, é importante e necessário fazer com que as crianças imitem este autêntico modelo de virtude e de devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Assim, fazemos um apelo a todos os catequistas que promovam nas suas paróquias este apostolado entre as crianças. Basta falar com o respectivo pároco e entrar em contacto connosco através do telefone: 212.389.596

Devemos dar especial importância à formação cívica e moral dos jovens como elemento fundamental para uma sociedade espiritualmente mais rica a para o desabrochar de vocações sacerdotais ou de leigos de vida consagrada. Por meio das crianças, Maria penetra mais facilmente nos corações!

As crianças beneficiadas por este apostolado são raios de luz e de fé, que iluminam o nosso futuro e nos dão esperança de dias melhores, a caminho do triunfo do Imaculado Coração de Maria.

“Na nossa comunidade, além dos 3 Oratórios que percorrem 90 famílias, há 4 Mini-Oratórios, coordenados por uma jovem e três crianças ajudadas por suas mães; uma dessas mães sou eu.

A comunidade está a ser sensibilizada por um pequeno grupo de crianças, das quais fazem parte também os coordenadores, que todos os Domingos rezam o terço na capela e, no segundo domingo de cada mês, fazem-no na presença do Santíssimo Sacramento exposto, depois de meia hora de adoração.

Através das crianças, alguns pais começaram a adquirir o hábito de oração em família e até a aprender determinadas orações através do livrinho que circula com o Mini-Oratório.

Há três anos que o nosso pároco consagra a comunidade ao Imaculado Coração de Maria, por ocasião da procissão de velas realizada no 13 de Outubro. E, eu vejo este Apostolado do Oratório como uma resposta do Céu.”

Maria Soraya Rahemane (Corroios – Seixal)

16 Responses to Mini-Oratório

Deixe uma resposta