Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Imaculada Conceição


O dia da padroeira de Portugal foi celebrado, mais uma vez, com relevante concurso de fiéis no Santuário do Sameiro.

Muito antes do início da Eucaristia, já os peregrinos afluíam em grande número para celebrar a Imaculada Conceição, dogma instituído por Pio IX em 1854, e profundamente enraizado na história e cultura portuguesa hà muitos séculos.

AEA_4345

A Santa Missa foi revestida de grande solenidade e contou com a presença de D. Jorge Ortiga Arcebispo Primaz de Braga, o Presidente da Confraria do Sameiro, Cónego José Paulo Abreu, o Reitor do Santuário, Mons. Joaquim Morais da Costa, Mons. António Moreno e o Pe. António Lopes. Os cânticos estiveram a cargo do coro do Sameiro, dirigido por Arnaldo Vareiro, seminarista da Diocese de Braga, com a colaboração de instrumentistas dos Arautos do Evangelho.

Em sua homilia, o prelado pronunciou palavras de encorajamento e apelou ao dinamismo da população face aos obstáculos dos nossos dias, colocando Nossa Senhora como exemplo de quem ultrapassou todas as dificuldades: “ Face às nossas dúvidas e dores, face a tantos problemas e dificuldades, tal como Maria, perturbada perante a mensagem do anjo, nós os cristãos deveremos ser capazes de acreditar que a Deus nada é impossível e, por isso, somos homens e mulheres de esperança!”

Antes da bênção final D. Jorge instituiu várias pessoas como membros da Confraria do Sameiro.

As comemorações estenderam-se à parte da tarde com a execução do Akathistos, hino oriental em honra da Virgem Maria, acompanhado pelos milhares de fiéis.

No encerramento foi depositado aos pés da imagem de Nossa Senhora do Sameiro, um belo arranjo floral.

Deixe uma resposta