Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Covas de Ferro celebra festa de Nossa Senhora da Saúde

A aldeia de Covas de Ferro, freguesia de Almargem do Bispo, esteve em festa no último fim-de-semana de Julho. De sexta a segunda, durante quatro dias esteve a população mobilizada para as festas em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Saúde. O ponto auge destas comemorações foi o domingo, 27 de Julho, nas quais realizou-se a Missa Solene em honra da padroeira seguida da tradicional procissão.

Todos os anos a procissão congrega nas ruas da povoação centenas de fiéis provenientes de várias partes da freguesia, que se juntam para festivamente participar no solene cortejo encabeçado pela Imagem da Padroeira.

Este ano os Arautos do Evangelho estiveram também presentes e as cerimónias foram presididas pelo Pe. Jorge Nobre dos Santos, EP. Para além da forte adesão dos fiéis e de representantes de instituições locais, a procissão contou ainda com a participação da Banda da Academia Sons e Harmonia, do Concelho de Loures, e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Belas. Segundo a tradição, todos os anos, logo ao início da procissão solene, as bandas participantes vão buscar a “juíza da festa” e sua família a casa. Na realidade, é uma menina local que, ornamentada com trajes de gala, faz naquele dia de anfitriã da festa e, durante todo o ano, compromete-se a ser a protectora da honra de Nossa Senhora da Saúde.

Deixe uma resposta