Arautos em Portugal

Arautos do Evangelho – Associação Internacional de Direito Pontifício

By

Patriarcado: Paróquia de Loures acolhe imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel


Foi com grande júbilo que a paróquia de Loures recebeu, no sábado passado, a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel, tornando-se assim palco de uma das tradições religiosas mais antigas em Portugal.
A imagem foi recebida junto à sede dos bombeiros de Loures, de onde partiu em procissão até à igreja matriz para ali ser solenemente entronizada, ao som de hinos marianos entoados pelo coro e banda dos Arautos do Evangelho.
O evento foi presidido pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, e contou com a presença de algumas personalidades da política local, bem como uma enorme adesão dos fiéis que lotaram por completo a bela igreja de Loures, iniciando em oração um ciclo de actividades comemorativas civis e religiosas em honra de Nossa Senhora do Cabo.
A visita da célebre imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel é uma tradição que tem suas origens no século XIV. Com várias modificações ao longo dos séculos, o chamado ‘giro saloio’ é constituído hoje por 26 localidades do Patriarcado de Lisboa, cada uma das quais tendo a graça de receber esta imagem de 26 em 26 anos. Durante os próximos doze meses caberá à Paróquia de Santa Maria de Loures a alegria de ter consigo esta devoção tão entranhada na alma portuguesa, especialmente nos fiéis das áreas de Setúbal e Lisboa.

Deixe uma resposta